O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) foi criado em 2011 com o objetivo de promover o desenvolvimento da primeira infância no Brasil, período que abrange os primeiros seis anos completos – ou 72 meses de vida – de uma criança.
Trata-se de uma aliança de organizações de naturezas e competências diversificadas, cujo o objetivo é traduzir a ciência sobre o desenvolvimento da primeira infância para a sociedade, aproximando-a da prática e de políticas públicas.
Ao longo da sua trajetória o núcleo evoluiu em suas estratégias de atuação e atualmente conta com quatro principais. São elas: ciência e inovação; mobilização e desenvolvimento de lideranças; comunicação e disseminação e; monitoramento e avaliação.
Em ciência e inovação, apresenta o Comitê Científico que identifica os conteúdos mais relevantes a serem traduzidos para tomadores de decisão para informar práticas e políticas. Em 2019, passará também a produzir ciência dentro de uma nova área de atuação que será lançada.
Ainda como parte dessa estratégia, aplica a ciência, fomentando e apoiando o desenvolvimento, testagem e escala de soluções inovadoras que possam se tornar ou qualificar políticas e práticas.
É essencial que esses conhecimentos cheguem aos tomares de decisão, por isso tem como estratégia-chave a mobilização e o desenvolvimento de lideranças, concretizada por meio do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância.
Entre as ações relacionadas a comunicação e disseminação, destacam-se o Simpósio Internacional e a disseminação de conteúdos produzidos pelo Comitê Científico.
Como premissa de atuação, o núcleo fomenta e promove programas baseados em evidências e, por isso, também internamente a estratégia de monitoramento e avaliação é vital para acompanhar as atividades desenvolvidas.
Ainda há muito a se fazer, mas justamente porque a primeira infância passa tão rápido, e porque o desenvolvimento saudável na fase inicial da vida é a base da prosperidade social e econômica, a agenda do NCPI é tratada com prioridade e senso de urgência pelas organizações parceiras que fazem parte da iniciativa.