O iLab é um programa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) que tem o objetivo de incentivar e acelerar a cocriação, qualificação e implementação de projetos inovadores para o desenvolvimento da primeira infância no Brasil, com base no conhecimento científico.
Para participar do iLab, serão selecionados 60 profissionais de todo o Brasil que terão acesso a metodologias focadas na elaboração de soluções que possam apoiar o desenvolvimento das crianças em situação de vulnerabilidade social na primeira infância (0 a 6 anos). O objetivo é que essas soluções cocriadas no programa possam melhorar o ambiente onde vivem as crianças e ampliar as capacidades dos adultos de referência (pais, responsáveis e educadores) para garantir o pleno desenvolvimento infantil.
O programa integra a plataforma de Pesquisa & Desenvolvimento do Center on the Developing Child (HCDC) da Universidade de Harvard chamada Frontiers of Innovation (FOI), cuja proposta metodológica conduz os(as) participantes em uma jornada de criação de soluções que atendam aos desafios reais do contexto brasileiro.
Os(as) selecionados(as) na 1ª fase do processo seletivo passarão por dois workshops focados no contexto e desafios da primeira infância, inovação e ideação, com base científica para o desenvolvimento da primeira infância – que contarão com o apoio metodológico da Artemisia – e poderão desenvolver suas soluções durante as fases seguintes do programa. Ao final, até 4 projetos terão a chance de fazer parte do portfólio do Frontiers of Innovation e receberão um investimento inicial de R$ 150 mil para o desenvolvimento, prototipagem e implementação de suas soluções.
O programa busca profissionais de todo o Brasil, que tenham genuíno interesse em desenvolver soluções que possam impactar positivamente o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social.
Um dos componentes chave da metodologia é a cocriação. Durante o processo, os(as) participantes serão encorajados(as) a formarem grupos com perfil multidisciplinar para enriquecer e qualificar seus projetos para as etapas seguintes.
Pesquisadores(as), gestores(as) e técnicos(as) de políticas públicas, empreendedores(as) de impacto social, gestores(as) de organizações da sociedade civil e profissionais de diferentes setores são bem-vindos(as) no programa.
Confira abaixo as principais características que buscamos nos participantes: